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  Perguntas Frequentes


  Dúvidas Mais Frequentes Sobre Utilização e Manutenção de E-mail:


  Qual a estrutura do serviço de Correio Eletrônico ?

Nosso serviço de Correio Eletrônico faz uso de uma tecnologia multicamadas formada por componentes que atuam em diferentes níveis do processo de envio e recebimento de e-mails.

O objetivo principal desta estrutura é fornecer um alto nível de desempenho e proteção contra as principais ameaças existentes na internet, como:

ataques de negação de serviço

vírus, mensagens forjadas e programas espiões

spams

O diagrama a seguir descreve o funcionamento do sistema de Correio Eletrônico.




  Quais as Funções dos Principais Componentes no Servidor ?

1)  Firewall:

Bloqueia conexões originadas por endereços IP, de redes ou de servidores, que executaram atividades não permitidas por nossa Política de Uso, como ataques de negação de serviço (DoS).

2)  Listas de Bloqueio, usadas para rejeição de:

Conexões de servidores SMTP cadastrados em listas internacionais de bloqueio, como: Spamhaus (envio de spam) e ORDB (open relays), e em uma lista de bloqueio mantida localmente. A inclusão de servidores nestas listas ocorre devido à execução de práticas abusivas, perigosas ou consideradas anti-éticas na internet.

Mensagens encaminhadas por servidores SMTP e não autorizados pelo administrador do respectivo domínio através do mecanismo de Sender Policy Framework (SPF).

Mensagens de remetentes inválidos (domínio inexistente) ou que violaram nossa Política de Uso.

Mensagens contendo assinaturas conhecidas de spams ou de mensagens forjadas.

3)  Anti-Vírus:

Rejeita mensagens contendo assinaturas de vírus, worms e phishing scams conhecidos.

4)  Lista de URL's:

Consulta listas internacionais e locais de endereços HTTP contidos em mensagens de spam. Caso a mensagem contenha alguma destas URLs, o assunto da mesma é alterado para informar o destinatário que se trata de um spam.

5)  Filtros Bayesianos e de Conteúdo:

Fazem uso de inteligência artificial e listas de palavras-chave para atribuir pontos aos e-mails. Caso a pontuação total de uma mensagem ultrapasse um limite pré-estabelecido, o assunto da mesma é alterado para informar o destinatário que se trata de um spam.

6)  Realimentação de mensagens para tratamento:

Uso de e-mails para aprimoramento do sistema de Correio Eletrônico. No caso dos filtros Bayesianos, o sistema realiza auto-treinamento com base na pontuação atribuída às mensagens. Este processo ocorre sem intervenção humana, visando manter a privacidade dos e-mails transmitidos. No caso de ataques vindos da internet, e spams capturados diretamente ou encaminhados por usuários, a equipe técnica faz o tratamento manual das mensagens.

Como resultado da ação conjunta destes componentes, nosso sistema de Correio Eletrônico é capaz de bloquear os principais ataques provenientes da internet, além de detectar spams com uma eficácia superior a 99% e com um índice de falso-positivos (spams detectados incorretamente) próximo a 0%.

  Quais os limites de utilização do sistema de e-mail ?

As caixas postais cadastradas no seu domínio possuem um limite de espaço para armazenamento de mensagens ainda não descarregadas (não baixadas para o seu computador) de 10 MB. Este limite é aplicado individualmente para cada caixa postal, ou você poderá definir o espaço de sua conta de e-mail até o limite do espaço do Plano Contratado.

Se alguma de suas caixas postais exceder o limite de 10 MB, esta não poderá receber novas mensagens até que seja liberado mais espaço. Os remetentes das mensagens enviadas para sua caixa postal receberão uma notificação de erro informando que a mensagem não pode ser entregue e o motivo.

Para liberar este espaço, verifique suas caixas postais freqüentemente através do seu programa de e-mail (ex.: Outlook Express), ou acesse via Webmail e exclua as mensagens que você não precisa mais, principalmente as que contenham anexos.

  Posso enviar Spam para divulgar o meu domínio ?

Não. A prática de Spam a partir de nossos servidores ou para a nossa rede, ou fazendo referência a nomes de domínios ou empresas aqui hospedados, é proibida por nossa  Politica de Uso

Para tanto, informamos nossos clientes sobre os efeitos indesejáveis desta prática e as sanções cabíveis em nosso Contrato de Prestação de Serviços.

Nunca envie mensagens para listas de usuários adquiridas de terceiros. Existem diversas empresas vendendo este tipo de lista no mercado contendo, via de regra, e-mails obtidos sem o consentimento dos destinatários.

  Como administrar as contas de e-mail no meu domínio ?

Selecionando o item "Gerenciador de E-mail" existente no Painel de Controle do seu domínio "endereço: http://www.seudominio.com.br/cpanel". Esta opção permite o gerenciamento de todo o sistema de correio eletrônico do site.

Para acessar as caixas-postais existentes em seu domínio, use as seguintes configurações em seu programa leitor de correio eletrônico.

Servidor de mensagens recebidas (POP): mail.seudominio.com.br

Servidor de mensagens enviadas (SMTP): mail.seudominio.com.br

  Como bloquear o recebimento de Spam em meu domínio ?

O serviço de correio eletrônico do seu domínio permite a habilitação de um mecanismo que auxilia na identificação e tratamento de mensagens de Spam. A seguir você encontra uma explicação detalhada do sistema.

Para habilitar a detecção de Spam nas caixas postais do seu domínio, selecione o link "Gerenciador de E-mail" existente em seu Painel de Controle. Em seguida selecione o link "Spam Assassin" e clique no botão "Capacitar Spam Assassin" correspondente à conta desejada. Para voltar a página principal do seu Painel de Controle, selecione o link "HOME" existente na parte superior, lado direito da página.

Repita este procedimento para todas as caixas postais em que quiser ativar o Sistema Anti-Spam.

O sistema faz uso de um extenso conjunto de testes e regras de inteligência artificial para decidir se o conteúdo de um e-mail deve ou não ser classificado como Spam. Como resultado, três ações podem ocorrer com as mensagens recebidas em uma caixa postal que faz uso da detecção de Spam.

Caso a mensagem não seja classificada como Spam, ela é entregue normalmente na conta.

Caso seja classificada como Spam e exista uma pasta "Spam" criada no webmail desta conta, a mensagem é movida para esta pasta com o assunto marcado como [SPAM].

Caso seja classificada como Spam e não exista uma pasta "Spam" criada no webmail da conta, a mensagem é entregue na conta com o assunto marcado como [SPAM].

  Como configurar o Outlook Express para enviar e receber mensagens ?

Para configurar seu programa de correio eletrônico siga as orientações abaixo. Apesar do exemplo estar usando o Microsoft Outlook Express, a configuração de outros programas pode ser feita de maneira similar.

Abra o programa através do ícone "Outlook Express" existente na tela inicial do Windows, ou através dos menus "Iniciar" > "Programas" > "Outlook Express";

No menu "Ferramentas", escolha "Contas";




Clique no botão "Adicionar" e selecione "Correio" e ou "E-mail";




No campo "Nome para exibição", digite o seu nome e clique em "Avançar";




No campo "Endereço de E-mail", digite o seu e-mail completo "conta@seudominio.com.br" e clique em "Avançar";




Certifique-se de que esteja selecionada a opção "POP3" no campo "Servidor de mensagens recebidas do tipo";

No campo "Servidor de Mensagens Recebidas (POP3, IMAP ou HTTP)" digite "mail.seudominio.com.br";

No caso do "Servidor de mensagens enviadas (SMTP)", digite "mail.seudominio.com.br";

Clique em "Avançar";




No campo "Nome da conta" digite seu "login" para acesso a conta padrão. No caso de já existir alguma conta criada pelo cliente, o "login" será o e-mail "conta@seudominio.com.br";

Clique em "Avançar";




Clique em "Concluir" na próxima tela;




Agora, no menu "Ferramentas" > "Contas", selecione sua conta e clique em "Propriedades";

Selecione a guia "Servidores";

Marque a opção "Meu servidor requer autenticação";

Clique em "Aplicar" e "OK".




Para receber seus e-mails, clique no botão "Enviar e receber", na tela do seu Outlook Express;

Para receber de apenas um e-mail, clique no menu "Ferramentas" depois no sub-item "Enviar e receber" e escolha qual o desejado;

Para enviar usando a conta padrão, crie a mensagem e simplesmente clique no botão "Enviar";

Para escolher o perfil no envio selecione o menu "Arquivo" > "Enviar usando" e clique sobre o item desejado.

  Como configurar o Outlook para enviar e receber e-mails através do Norton Internet Security ?

Caso seu programa de correio eletrônico ainda não esteja configurado para acessar as caixas postais do seu domínio, Clique Aqui. Em seguida, faça as alterações abaixo:

1)  Norton 2001:

Acesse os menus "Ferramentas" > "Contas" > "Correio do Outlook Express";

Selecione a conta de correio desejada e clique em "Propriedades";

Na guia "Servidores", digite o seguinte endereço na caixa do Servidor de Mensagens Recebidas (POP3): "mail.norton.antivirus"

Na caixa "Servidor de Mensagens Enviadas" (SMTP), digite: "mail.seudominio.com.br"

Na caixa "Nome da conta", digite: "conta@seudominio.com.br/mail.seudominio.com.br"

Clique em "OK"


2)  Norton 2004:

A configuração para enviar e receber mensagens é feita automaticamente pelo Norton. A única alteração a ser realizada neste caso é ir até as propriedades de segurança do Norton e habilitar a opção para aceitar a entrada de cookies.

  Por que não consigo enviar meus e-mails ? (Erro: "A mensagem não pôde ser enviada")

Caso esteja recebendo a mensagem "A mensagem não pôde ser enviada porque o servidor recusou o endereço de e-mail do remetente..." ao tentar enviar seus e-mails, é provável que seu programa de correio eletrônico não esteja fazendo Autenticação SMTP.

A Autenticação SMTP é usada por questões de segurança, a fim de evitar que usuários externos não autorizados utilizem o serviço de e-mail.

Sendo assim ao enviar suas mensagens o nosso servidor verifica a autenticidade da sua conta, para então liberar o envio das mesmas.

Clique Aqui para obter informações sobre como configurar seu programa de correio eletrônico (ex. Outlook Express) para envia mensagens usando Autenticação SMTP.

  Por que não consigo acessar o Webmail do meu domínio ?

Caso você esteja recebendo a mensagem: Erro: "You must be logged in to access this page" ao tentar acessar o Webmail do seu domínio, é possível que sua máquina esteja restringindo o recebimento cookies. Neste situação, o problema é normalmente solucionado com os procedimentos descritos no seguinte item da área de Perguntas Freqüentes.

Caso o problema não seja resolvido, pedimos que use o link "Suporte E-mail" em qualquer uma de nossas páginas, para contato com nosso suporte técnico.

  Por que não consigo acessar o item "Gerenciador de E-mail" ? (Erro: Internal Server Error)

Caso esteja obtendo a mensagem "Internal Server Error" ao acessar a área de "Gerencidor de E-mails" através do painel de controle do seu domínio, é possível que sua máquina esteja restringindo o uso de cookies através da configuração do navegador (browser) ou de um firewall pessoal (ex.: Norton Internet Security, Zone Alarm, Etc...).